Get The Photo Look
Get The Photo Look
O Get The Photo Look é um projeto onde me inspiro no estilo fotográfico de alguma marca ou fotógrafo para realizar trabalhos fotográficos parecidos com as coisinhas que encontro em casa.
Empresa Granado
Para a realização do primeiro case do projeto, me inspirei em uma marca da qual sou completamente apaixonada… a Granado.
A empresa Granado foi fundada no estado do Rio de Janeiro no ano de 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado
Logo no começo da sua jornada, a Granado manipulava os produtos com extratos de vegetais da matéria prima brasileira da qual eram cultivados no próprio sítio de José e com o tempo, ele começou a importar diversos produtos da Europa e a fazer com que esses produtos ficassem com a essência brasileira a partir da adaptação das fórmulas originais desses produtos.
Hoje, a Granado é conhecida por ser uma grande empresa com os seus produtos originais e únicos no mercado, além, é claro, de adotar um estilo fotográfico incrível em suas divulgações.
É simplesmente incrível a maneira como as fotografias publicitárias da marca são minimalistas e atrativas, e realmente, cumprem o propósito da fotografia publicitária, que é instigar o consumidor pelo desejo de consumir.
Não podemos negar a importância da fotografia, principalmente quando o assunto é vendas. Neste contexto, o uso da fotografia é essencial na divulgação de produtos, ainda mais se nestas imagens forem utilizadas técnicas e truques corretos fazendo com que as torne um grande aliado no poder de compra e venda.
Uma excelente fotografia atrai a atenção de possíveis compradores, despertando o interesse e o fotógrafo é responsável por criar esse laço entre o visual e o público.
Estudo de caso
Fotografia publicitária
Para uma fotografia transmitir uma mensagem eficaz e contar toda a história por trás da ação publicitária (em marketing utilizamos o termo Storytelling), é necessário ter um excelente domínio da linguagem fotográfica.
Muitos autores de fotografia costumam dizer que a linguagem fotográfica é composta por três instrumentos essenciais, são eles: as lentes fotográficas, enquadramento e composição da imagem.
● Neste contexto de linguagem, as lentes fotográficas desempenham o papel de interpretar a nossa realidade, então, as características que cada lente possui desempenha esse papel, por isso, devemos levar em conta, a escolha de um equipamento que atenda a necessidade do fotógrafo.
Resumindo, cada lente que existe possui sua própria linguagem com a sua perspectiva de visão.
● Em sequência, o próximo item é a composição.
Dentro da linguagem fotográfica, a composição gera um significado no assunto.
É o processo de identificar e organizar todos os elementos que estarão à agregar um significado no objeto (assunto) que será fotografado. É um processo de criação do fotógrafo, o autor da cena.
Tudo aquilo que desejamos colocar juntamente com o objetivo forma a composição, e chamou isso de nível compositivo, por isso, o próximo item é interligado com a composição, pois há enquadramentos que nos ajudam na leitura do significado da imagem.
Além do enquadramento, é adicionado outros itens dentro da composição dos quais devemos levar em conta, como: A iluminação, foco, momento de registrar a imagem e também o triângulo da exposição, que é composto pelo ISO, abertura do diafragma e obturador.
● O próximo item, é o enquadramento.
Dentro da linguagem fotográfica, o enquadramento desempenha um papel importantíssimo na maneira como tudo dentro de uma cena será posicionado dentro do frame.
A palavra enquadramento significa organizar tudo que foi feito no processo de composição dentro do frame, ou em outras palavras, seria a maneira de recortar a cena, fazendo com que a forma como vemos o mundo, se torne algo mais harmônico e dinâmico.
Esse processo é feito por níveis compositivos com a ajuda da regra dos terços. A regra dos terços é a divisão do quadro em nove partes iguais, criando quatro pontos de intersecção entre eles. Na teoria, a composição criada por ela, deixará a imagem mais equilibrada.
O centro é mais atrativo aos nossos olhos.
"Mas Adrielly, o que isso tem a ver com a Empresa Granado?"
E eu digo: TUDO!
É através da linguagem que se cria trabalhos fotográficos significativos à sua marca.
Os trabalhos fotográficos publicitários da Granado transmitem significado. São todos muito atrativos.
Analisando todas as fotografias no site, pude perceber que eles apostam muito na ideia minimalista na composição de imagem. Sim! Menos é mais!
Além disso, eles utilizam muitos fundos neutros ou até mesmo coloridos, mas sempre adicionando um item extra, como folhagem, flor, onde, esse item faz parte da cena, porém, ele nunca contrasta com o objeto principal, que no caso, é os produtos da marca.
No quesito técnico, todas as fotografias são iluminadas, nunca escuras, pois os produtos precisam ter destaque. E em algumas, eles trazem tons mais quentes, para criar uma aproximação e aconchego a quem observa a imagem.
Depois dessa análise, eu tentei fazer algumas fotografias com objetos que eu tinha aqui em casa e aproveitei também que tinha alguns produtos para reproduzir.
Todas as fotos nesta página foram feitas por mim utilizando os seguintes equipamentos: Câmera Canon EOS Rebel t7+, Lente Canon 50mm.
Eu gostei bastante do resultado. Eu acho que lembrou bem as fotografias da marca.
É meu sonho ser fotógrafa da Granado. Granado me contrata hihi